terça-feira, 30 de março de 2010

rio que corre indiferente


EDITORA: Temas Originais
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2009
POEMAS: 31


ONDE COMPRAR: aqui

PREFÁCIO

Na poesia de Nuno Guimarães podemos sentir a experiência do autor em profundas e diferentes situações. Podemos sentir desejo, sentimos nas palavras esperanças e esperas...
A criatividade do autor coloca-nos na presença de um iceberg – nas palavras escritas encontramos a descrição de experiências e sentimentos – a verdadeira irrupção de sensações está entre linhas.
Cada poema reflecte desiguais vivências, e através delas encontramos os variados estados de espírito do poeta, nos distintos períodos de vida – cantos, hinos à mulher amada, discursos e voos através de belas esculturas de palavras.
O desejo de amor, os objectivos de vida, os anseios, as experiências ricas em sentidos, tudo é perfeitamente identificável no trabalho criativo de Nuno Guimarães.


A aspiração ao ideal nostálgico do “ontem”…


A referência ao “rio que corre indiferente” revela um paralelismo interessante entre o fenómeno natural e o decorrer da vida. Neste livro, o rio corrente das palavras, assume o papel de soberano do destino, capaz de mudar o “fado” humano.


O estado de humor vai fluindo e variando através do desfiar das palavras, como composição musical que percorre pautas imaginárias, desde as notas graves e fortes até às mais agudas, que poderão representar gritos de revolta e protesto. Os seus pensamentos transpostos no papel apresentam ricas e variadas experiências de vida. Profundos sentimentos plantados nos poemas, ajudarão o leitor a debruçar-se sobre as suas próprias sensibilidades, e dotados de asas, voando alto, observarão o mundo num voo contemplativo de pássaro livre e apaixonado…




Irma Vitukynaitė