PROMOTOR CULTURAL 2009

33 ATIVIDADES:

19.02.2009
Neste dia realizou-se na Embaixada de Portugal mais uma cerimónia de encerramento do 1º semestre lectivo 2008 / 2009. No evento estiveram presentes o Sr. Embaixador Dr. João Silva Leitão e a Prof Nijole Brazeniene que com o leitor Nuno Guimarães entregaram os simbólicos certificados aos estudantes que concluíram os seus cursos de Português. Na mesma ocasião, fez-se a apresentação do site de música portuguesa http://www.muzika-pt.lt/ bem como se procedeu à inauguração da exposição “CONSELHOS”, uma colecção de 12 cartazes realizados por estudantes da Universidade de Vilnius, resultado da estratégia de ensino da forma imperativa dos verbos portugueses.

19.02.2009 – 19.03.2009
A exposição “Conselhos” com os trabalhos dos alunos do 1º semestre do curso de Português foi apresentada na Embaixada de Portugal entre 19 de Fevereiro e 19 de Março.

22.04.2009
Cumprindo uma tradição já habitual em Vilnius, “Open Day”, no dia 22 de Abril, a Embaixada de Portugal esteve aberta a cidadãos lituanos. Cerca de 25 pessoas visitaram-nos, tendo tido a oportunidade de ver a exposição sobre a calçada Portuguesa e assistir a uma apresentação do país feita pelo Sr. Embaixador João Silva Leitão e por Nuno Guimarães.

22.04.2009 – 22.05.2009
A exposição de fotografia sobre calçada Portuguesa, da autoria da lituana Leila Sujeta e intitulada “o mundo a seus pés”,  foi apresentada na Embaixada de Portugal entre 22 de Abril e 22 de Maio.

15.05.2009
O projecto PORTOKAUNAS-exchange foi apresentado em Kaunas a 15 de Maio, e pretende ser uma mostra da arte contemporânea portuguesa. Até 10 de Junho, em Kaunas, estiveram patentes exposições de vários artistas portugueses, nomeadamente Lucia David, Isabel Monteiro, Luís Mendonça, Hugo Paquete, Alberto Plácido e José Carlos Teixeira.

26.05.2009
Cerca de 40 pessoas assistiram à apresentação das reportagens efectuada pela Televisão Nacional Lituana (LTV) em Portugal. Os jornalistas Ignas Krupavičius e Irma Juškėnaitė visitaram o Porto – Capital Europeia da Cultura no ano 2001 e Guimarães – que será a Capital Europeia da Cultura no ano 2012. A visita a Portugal ocorreu em Dezembro de 2008 e foi coordenada e acompanhada por Nuno Guimarães. Depois de 8 programas apresentados na televisão, no dia 26 de Maio realizou-se na Embaixada de Portugal uma conferência sobre este projecto.

27.05.2009
Dia 27 de Maio, realizou-se mais uma interessante sessão de poesia na Embaixada de Portugal, com a presença do poeta Gastão Cruz. No evento estiveram maioritáriamente alunos e ex-alunos da Universidade de Vilnius, tendo alguns deles lido em lituano e português, poesias do poeta presente.

09.06.2009
No dia 9 de Junho, durante cerca de 12 horas, realizou-se no Centro Comercial Gedimino, uma série de eventos associados ao dia de Portugal, com o objectivo de promover a cultura, turismo e produtos portugueses. A este evento deu-se o nome de PORTUGAL9, e foi constituído pelas seguintes actividades:
- aulas de português básico para crianças
- stand de turismo
- música e dança
- cinema
- futebol
- “sabores” portugueses (literatura, cozinha e vinhos)
- exposição de fotogravia de Alberto Plácido
- exposição de artes plásticas de Arvydas Zalpys

10.06.2009 – 10.07.2009
Cerca de 40 pessoas estiveram no passado dia 10 de Junho na abertura da exposição "Novas Textualidades. em Língua Portuguesa". O evento decorreu num dos espaços para o efeito da Biblioteca da Universidade de Vilnius, onde estiveram presentes o Sr. Embaixador João Silva Leitão, o Vice-Reitor da Universidade Dr. Rimantas Vaitkus, a Dra. Marija Prokopcik, directora da Biblioteca e Nuno Guimarães, leitor de Português.
Para além da abertura da exposição procedeu-se à entrega de cerca de 250 livros oferecidos pelo Instituto Camões.
Depois dos discursos do Sr. Embaixador e dos representantes da Universidade, seguiu-se um Porto d'Honra, e uma sessão cultural com a leitura de poemas de José Luís Peixoto, Gastão Cruz (ambos já estiveram na Lituânia e têm aqui poemas traduzidos) e Camões. 

26.06.2009 – 26.07.2009
Cerca de 50 pessoas deslocaram-se à Embaixada de Portugal para a cerimónia de abertura da exposição de fotografia de Elena Archipovaite, "Longe, Silencioso e Vivo”. Elena, uma arquitecta apaixonada por Portugal falando Português quase na perfeição, viveu durante algum tempo em Braga tendo por isso a oportunidade de conhecer o Gerês. Foi nessa região de Portugal que tirou as fotografias que constituem esta exposição e que deixaram surpreendidos todos os presentes. Q exposição foi apresentada entre 26 de Juno e 26 de Julho.

04.07.2009 – 30.08.2009
Abriu em 4 de Julho na galeria "Kauno Paveikdlu Galerija" (K. Donelaicio g. 16) em Kaunas a exposição da escultora Maria Leal da Costa, intitulada "VOAR". A exposição, integrada no festival "Kaunas in Art", estará exposta até ao final de Agosto. Para além da Maria, única representante portuguesa neste importante evento, podemos encontrar trabalhos de artistas da Alemanha, Dinamarca, Estónia, Lituânia, França e Itália.

08.07.2009 – 12.07.2009
(Vilnius 2009 – Capital Europeia da Cultura)
A ARTVILNIUS’09 foi um dos grandes momentos do plano de eventos da Capital da Cultura. Portugal esteve representado por 4 galerias e foi o 5º país com mais galerias neste certame, logo depois da Lituânia, Letónia, Alemanha e Ucrania. Na feira estiveram representados 28 países e pata além dos países referidos, marcaram presença a Argentina, a Arménia, a Austria, a Bielorrússia, a Bélgica, a Bulgária, o Canadá, a Croácia, a Dinamarca, a Estónia, a Finlandia, a França, a Hungria, a Islândia, a Índia, a Italia, o Cazaquistão, a Polónia, a Rússia, a Eslovénia, a Espanha, a Suécia e a Suiça.
As galerias portuguesas que apresentaram os seus artistas foram: Ideias Imergentes, Arthobler,
Zaum Projects Contemporary Art e Serpente Gallery

07.08.2009
(Vilnius 2009 – Capital Europeia da Cultura)
Numa organização da Embaixada de Portugal, do Instituto Camões, do Kino Pavasaris e com o apoio do Museu de Serralves, realizou-se no dia 7 de Agosto, no cinema Vingis, uma sessão de homenagem ao realizador Manoel de Oliveira. No evento foram apresentados o primeiro e o último filme desta incontornável figura do cinema português e europeu, DOURO FAINA FLUVIAL e SINGULARIDADES DE UMA RAPRIGA LOURA. Estiveram presentes neste tributo o Dr. João Fernandes, director do Museu de Serralves, o actor Ricardo Trepa e a critica de cinema Izolda Keidošiūtė, que entrevistou os convidados portugueses e moderou um debate com a assistência. Cerca de 100 pessoas assistiram às projecções dos filmes, seguindo-se depois um cocktail oferecido pelo Kino Pavasaris e sua directora Vida Ramaškienė.

08.08.2009 – 08.09.2009
(Vilnius 2009 – Capital Europeia da Cultura)
Oficialmente o mês dedicado a Portugal nos eventos promovidos pela Vilnius 2009, abriu no dia 8 de Agosto, na galeria Vartai, com uma exposição / instalação de JOÃO PAULO FELICIANO, intitulada LIÇÕES DE MÚSICA (RECAPITULAÇÃO). Na abertura estiveram presentes dezenas de pessoas ligadas a actividade cultural da cidade, bem como o Dr. António Gomes de Pinho, Presidente da Fundação de Serralves e o Dr. João Fernandes, Director do Museu de Serralves.
Estiveram também presentes Nuno Guimarães, representando a Embaixada de Portugal e o Instituto Camões, e Nida Rutkienė, Laura Rutkutė e Vida Ramaškienė as grandes dinamizadoras do projecto ARTSCAPE.

09.08.2009
Cerca de 700 pessoas assistiram em Kaunas ao concerto de Joana Amendoeira com músicos lituanos de excepção (um quarteto de cordas, um quarteto de sopros e uma acordeonista). Estiveram também presentes no concerto dois pares de dançarinos de tango que repetiram, agora ao vivo, experiências anteriores promovidas pelo leitorado de Português e pela embaixada de Portugal.

10.08.2009 – 11.08.2009
(Vilnius 2009 – Capital Europeia da Cultura)
Nos dias 10 e 11 de Agosto realizou-se em Vilnius a primeira workshop de guitarra portuguesa, promovida pelo Instituto Camões, pela Embaixada de Portugal e com a preciosa colaboração do "Christopher Summer Festival". Ministrada pelo guitarrista português Pedro Amendoeira é de assinalar a colaboração excepcional de Joana Amendoeira, Paulo Paz e Pedro Pinhal, que em muito contribuíram para o sucesso desta iniciativa. Na workshop estiveram presentes basicamente guitarristas clássicos, quer do sexo masculino quer do sexo feminino, abrindo-se perspectivas para num futuro próximo poder vir a realizar-se mais apresentações deste instrumento musical português.


11.08.2009
Segundo os organizadores do "Chistopher Summer Festival" este foi o maior concerto de sempre, realizado no âmbito deste festival. Cerca de 1500 pessoas estiveram no dia 11 de Agosto na Casa dos Professores de Vilnius, espaço cultural carismático desta cidade, para assistir ao concerto de Joana Amendoeira. Facto significativo foi a inclusão de nove excelentes músicos lituanos.

14.08.2009 – 16.09.2009
(Vilnius 2009 – Capital Europeia da Cultura)
Com o apoio total do Museu de Serralves, muito particularmente do seu director Dr. João Fernandes, o leitorado de Português organizou uma exposição sobre a obra de Manoel de Oliveira. A 14 de Agosto foi inaugurada a exposição no Museu do Cinema, Teatro e Música de Vilnius. A mostra, constituída é por várias projecções cedidas por Serralves e por 28 posters que retratam parte da imensa obra deste realizador português. 


21.08.2009 – 02.09.2009
(Vilnius 2009 – Capital Europeia da Cultura)
No âmbito da Vilnius Capital Europeia da Cultura e inserido no programa ARTSCAPE, o KINO PAVASARIS com a colaboração do Instituto Camões, apresentou um ciclo de filmes de Manoel Oliveira composto por “Um Filme Falado”, “Vale Abraão”, “Palavra e Utopia” e “A Carta”. A sala onde foram apresentados, com uma capacidade para cerca de 200 pessoas, encontrou-se sempre lotada.

25.08.2009
(Vilnius 2009 – Capital Europeia da Cultura)
A 25 de Agosto a galeria VARTAI com a colaboração do Leitor de Português do IC, apresentou uma sessão de Curtas Metragens portuguesas. 

3.09.2009 – 2.10.2009
(Vilnius 2009 – Capital Europeia da Cultura)
Esta foi mais uma marca de Portugal na Vilnius'09. Depois de Kaunas, a exposição "VOAR" de Maria Leal da Costa foi inaugurada em Vilnius no dia 3 de Setembro e esteve exposta na galeria "Meno Nisa" até ao dia 2 de Outubro. Na cerimónia de abertura estiveram o Sr. Embaixador de Portugal João da Silva Leitão, o Vice-Presidente do Município de Vilnius e responsável pela cultura Vidmantas Martikonas e Diana Stomienė Directora da Galeria.

08.09.2009
(Vilnius 2009 – Capital Europeia da Cultura)
O programa ARTSCAPE integrado na comemorações da capital Europeia da Cultura, teve três componentes artísticas: o Cinema, as artes Plásticas e o Jazz. Coube ao trio de Filipe Raposo representar Portugal. O jazz é uma expressão musical muito apreciada na Lituânia, e foi simplesmente brilhante, a actuação deste trio que baseou a sua actuação em "inspirações jazzisticas" recolhidas da música folclórica portuguesa, fado e Bach. O trio composto por Filipe Raposo, Yuri Daniel e Carlos Miguel, foi uma enorme surpresa para todos e deixou atrás de si desejos de novas presenças em próximos festivais.

15.09.2009 – 15.12.2009
Associado à celebração do milénio da Lituânia, o leitorado de Português e a Embaixada de Portugal criaram o projecto 1000 ANOS – 1000 CRIANÇAS, cujo objectivo foi levar a língua e a cultura portuguesa a várias escolas até atingir o significativo número de 1000 alunos. Assim durante os últimos quatro meses do ano, centenas de crianças tiveram o seu primeiro contacto com o nosso país.

07.10.2009
No dia 7 de Outubro realizou-se na Embaixada de Portugal a conferência “Diálogo Intercultural e Futebol”. A abertura da sessão foi feita por Nuno Guimarães com uma curta apresentação sobre o tema, seguindo-se uma comunicação feita pelos alunos da Universidade de Vilnius Milda Leonaviciute e Arminas Jurgaitis. Aproveitando a presença do treinador português José Couceiro à frente da selecção nacional, achamos oportuno promover o debate deste tema. Convidamos, para além do treinador português, a LFF (Federação Lituana de Futebol) que apresentou um interessante projecto onde de promoção do futebol e actividade cultural em escolas, e o campeão da Lituânia Ekranas Panevėžys cujo treinador brasileiro, Leonardo Iparraguirre, fez também uma comunicação interessante sobre o modo como lida com as diferenças culturais aqui na Lituânia. O vice-presidente da LFF, e simultaneamente vice-presidente do município de Vilnius, Gintautas Babravicius, honrou-nos também com a sua presença e com uma comunicação que pretendeu explanar a relação cultural e desportiva entre Portugal e Lituânia.

21.09.2009 – 21.10.2009
A exposição "Novas Textualidades, em Língua Portuguesa" foi inaugurada na Universidade Vytautas Magnus, em Kaunas, no dia 21 de Setembro. Na cerimónia de abertura, acontecida durante a semana da Língua, estiveram presentes o Embaixador de Portugal, Dr. João Silva Leitão, o Vice-Reitor da Universidade, Prof. Vaidotas Viliunas, a Directora do Instituto de Línguas, Profª Nemira Mačianskienė, a Vice-Directora do mesmo Instituto Dra. Vilma Bijeikienė, e o leitor de Português nesta universidade, Nuno Guimarães.
Nos discursos foi referida a importância do início dos cursos de Língua Portuguesa nesta Universidade, tendo sido assinalado o enorme interesse dos alunos pelo Português. O momento foi utilizado para se fazer a
oferta de algumas dezenas de livros à biblioteca da universidade. 


9.10.2009 – 2.11.2009
A exposição “VOAR” de Maria Leal da Costa foi também apresentada na cidade de Klaipeda, na galeria principal da cidade, onde foi apresentada por Diana Stomienė, directora da galeria Meno Nisa.






4.11.2009 – 22.11.2009
A última apresentação da exposição “VOAR” de Maria Leal da Costa aconteceu em Panevezys, uma vez mais sob a responsabilidade de Diana Stomienė, directora da galeria Meno Nisa.

20.11.2009 – 20.12.2009
A exposição "Novas Textualidades, em Língua Portuguesa" foi inaugurada na Universidade de Klaipeda no dia 20 de Novembro. Antes da abertura da exposição, realizou-se uma reunião de trabalho onde estiveram presentes, entre outros, o Embaixador de Portugal João Silva Leitão, o Vice-Reitor para o Desenvolvimento dos Assuntos Internacionais, Prof. Rimantas Didžiokas e o Vice-Reitor para os Assuntos Académicos, Prof. Vaidutis Laurėnas.

12.11.2009 – 27.11.2009
(Vilnius 2009 – Capital Europeia da Cultura)
Entre 12 e 27 de Novembro foi apresentada na Galeria Meno Nisa uma exposição dr Joalharia Portuguesa. Nesta exposição puderam ser vistos trabalhos de sete autores portugueses: Adelino Vieira, Estefânia r. de almeida, Fernando Sarmento, Sofia Assalino, Susana Teixeira, Maria José Valério e Rita Carvalho Marques
A curadora da exposição foi a designer Estefânia r. de almeida e esta exposição foi patrocinada pelo Instituto Camões, pela Embaixada Portuguesa em Vilnius e pela galeria Adorna Corações.

03.12.2009 – 03.01.2010
A aluna de Português Giedre Virbalaite apresentou na Embaixada uma colecção de 26 fotos à qual deu o nome sugestivo “Procurando a 27ª”. Esta exposição apresenta a momentos singulares de pessoas quer em actividade profissional quer em lazer.