PROMOTOR CULTURAL 2007

34 EVENTOS:

Cinema na Embaixada (DVD)
Filmes apresentados:
    - A Passagem da Noite, de Luís Filipe Rocha
      (15-02-2007)
    - O Delfim, de Fernando Lopes
      (29-03-2007)
    - Capitães de Abril, de Maria de Medeiros
      (26-04-2007)
    - Maria e as Outras, de José de Sá Caetano
      (31-05-2007)
    - Um Tiro no Escuro, de Leonel Vieira
      (28-06-2007)
    - Filha da Mãe, de João Canijo     
      (26-07-2007)
    - A Mulher que Acreditava ser Presidente dos EUA, de João Botelho
      (27-09-2007)
    - Odete, de João Pedro Rodrigues
      (31-10-2009)

Exposição "A Arte do Azulejo em Portugal"
1 a 30 de Março de 2007
A exposição "A Arte do Azulejo em Portugal", é uma exposição itinerante que pretende fazer a divulgação desta arte no estrangeiro, salientando a importância e o papel do azulejo em Portugal.
A exposição esteve em exibição na Biblioteca Nacional da Lituânia, durante o mês de Março de 2007.
Na cerimónia de abertura esteve presente o Sr. Embaixador António Tânger Corrêa, o director geral da Biblioteca, Aigirdas Plioplys, vários representantes do corpo diplomático de outros países, bem como Sua Exa. o Núncio Apostólico de Vilnius.

50º Aniversário do Tratado de Roma - "Open Europe House"
31 de Março de 2007
Para celebrar o 50º aniversário do Tratado de Roma, promoveu-se em Vilnius o "Open Europe House" cujo objectivo foi permitir a visita às Embaixadas dos países da Comunidade Europeia, a todos os interessados. Pretendeu-se com este evento, dar a conhecer aos visitantes a cultura e tradições do país da Embaixada anfitriã. A Embaixada de Portugal preparou um CD com aspectos relevantes da modernidade do país, para distribuir por todos os visitantes.
Como nos foi solicitada a visita de uma escola de Kulautuvos, preparou-se uma pequena aula sobre o país e distribuíram-se doces às crianças.

Apresentação de Portugal na EHU - European Humanities University
4 de Abril de 2007
Inserido na série de Encontros Diplomáticos com estudantes da EHU, Portugal foi convidado a estar presente no evento que decorreu naquela Universidade e onde tivemos a oportunidade de fazer uma apresentação de Portugal em "power-point".
Portugal foi representado pelo Sr. Embaixador António Tânger Corrêa e pelo Leitor de Português na Universidade de Vilnius, Nuno Guimarães.
Para além de Portugal, neste encontro estiveram presentes a Irlanda e a Holanda.

Simposium Internacional de Escultura "Vilnoja 2007"
1 de Maio a 1 de Junho / 2007
O “simposium” internacional de escultura em pedra “Vilnoja 2007” decorreu durante o mês de Maio, num bonito Parque Natural, propriedade do Hotel que deu o nome ao evento.
Este “simposium” realiza-se desde 2001 e tem como objectivo principal a obtenção de obras em granito, que para além de ficarem expostas no Parque, constituirão uma das principais exposições a divulgar em 2009, altura em que Vilnius será a capital europeia da cultura.
Este ano, e pela primeira vez na história do evento, estiveram presentes dois escultores portugueses, Maria Leal da Costa e Paulo Marujo.

Apresentação de Cinema Português na "Kaunas Europe Direct"
5 de Maio de 2007
No âmbito de diversos eventos organizados pela "Kaunas Europe Direct" para divulgação e promoção dos países que constituem a Comunidade Europeia, Portugal foi convidado a apresentar dois filmes. Foram assim escolhidos:
   - Tráfico
          de João Botelho
   - A Passagem da Noite
          de Luís Filipe Rocha

Encontro com Pedro Mexia
27 de Maio de 2007
O poeta Pedro Mexia esteve presente na Lituânia entre 23 e 28 de Maio, para participar no "Poezijos Pavasaris", festival de poesia da Primavera que se realiza anualmente em Vilnius. Aproveitando a sua presença, a Embaixada de Portugal promoveu a 27 de Maio o evento cultural "ENCONTRO COM PEDRO MEXIA". Nesse encontro o poeta leu alguns dos seus poemas e assistiu à leitura de outros, efectuada por alunas do primeiro curso de língua portuguesa que decorreu em Vilnius durante o 2º semestre de 2007.

Festa de Encerramento dos Cursos de Língua e Cultura Portuguesas
30 de Junho de 2007
A Festa de Encerramento dos cursos de Língua e Cultura Portuguesas decorreu na Embaixada de Portugal em Vilnius, com a presença de diversos estudantes, da Vice -Directora do Instituto de Línguas Estrangeiras da Universidade de Vilnius, Loreta Chodzkiene, do Sr. Embaixador António Tânger Corrêa e do docente Nuno Guimarães. Neste evento foram entregues diplomas a todos os participantes nos cursos e fez-se a apresentação do jornal bilingue "OLÁ VILNIUS", edição ZERO.
Houve também um momento de poesia, com alguns alunos a recitarem poemas de Pedro Mexia e no final, canções portuguesas interpretadas por estudantes.

Recepção da Equipa de Basquetebol Feminina de Portugal (sub-20)
11 de Julho de 2007
Recepção na Embaixada da Equipa Feminina de Basquetebol de Portugal (idades sub-20) que disputou o Campeonato Europeu - Divisão B em Druskininkai

Mostra de Cinema do Mediterrâneo
11, 18 e 25 Julho / 2007
Apresentação na Mostra de Cinema do Mediterrâneo, organizado pela "MENO AVILYS", dos filmes portugueses
- Recordações da Casa Amarela
      de João César Monteiro
- Alice
      de Marco Martins
- Tráfico
      de João Botelho

Campeonato Europeu de Basquetebol Feminino (sub 20)
13 a 22 de Julho de 2007
RESULTADOS
Fase de Grupos:
Holanda - 72    Portugal - 81
Portugal - 80    Lituânia - 84
Suiça - 57    Portugal - 58
Portugal - 62    Inglaterra - 66
Meia-Final:
Portugal - 58    Lituânia - 78
Apuramento 3º e 4º lugares:
Inglaterra - 79    Portugal - 73

Apresentação de Portugal na "Kaunas Europe Direct"
25 de Julho de 2007
Inserido numa série de apresentações dos países da União Europeia, a "Kaunas Europe Direct" organizou num dos espaços da Biblioteca de Kaunas, uma pequena exposição sobre o nosso país. De realçar, uma mostra de livros portugueses publicados na Lituânia durante o domínio soviético e uma exposição de selos portugueses, propriedade de um lituano apaixonado pela numismática portuguesa.
Esteve presente na sessão de abertura e representando o Sr. Embaixador António Tânger Corrêa, o leitor de português em Vilnius, Nuno Guimarães.

Mostra de Cinema Português - "Cinema ao Ar Livre, 15 minutos depois das 9"
9, 22 e 30 de Agosto
Ciclo de Cinema Português, organizado pela "MENO AVILYS", e pelo Centro Cultural de Comunicação, em Klaipeda. Filmes exibidos:
- Recordações da Casa Amarela
      de João César Monteiro
- Alice
      de Marco Martins
- Tráfico
      de João Botelho

"Vilnius Days" - Cerimónia de Abertura
30 de Agosto de 2007
A cerimónia de abertura do "Vilnius Days", decorreu na Torre Gedimino e foi organizada pela Fundação M. K. Ciurlionis, tendo como lema "Let's preserve Lithuanian castles, manors and parks".
Portugal foi convidado a participar tendo sido sugerido a apresentação de "algo" relacionado com a cultura portuguesa. Sabíamos da componente essencialmente musical de quase todos os participantes, através da presença de grupos folclóricos e coros  (Lituânia, Bielo-Rússia e Rússia), tendo a Itália convidado o famoso cantor lituano de ópera, Virgilijus Noreika.
Nesta perspectiva, decidimos servir vinho português (Porto e Alentejano), tendo como fundo a voz da Mariza, interpretando fado.
O encerramento deste primeiro dia do "Vilnius Days" verificou-se no "Grand Casino". Aí foi servido um jantar volante onde Portugal teve a honra de ser um dos anfitriões. No início da refeição, Nuno Guimarães falou um pouco dos temas apresentados na Torre Gedimino e simultaneamente introduziu um filme sobre Portugal, onde este é filmado de helicóptero. Este filme que passou em todos os ecrans, durante o jantar, foi mais uma vez acompanhado por fados / canções da Mariza.

Hoje somos cinco - José Luís Peixoto
8 de Outubro de 2007
Aproveitando a participação do escritor José Luís Peixoto no Festival de poesia de Druskininkai, foi organizado com os alunos lituanos de língua portuguesa um pequeno espectáculo intitulado "Hoje somos cinco...". De surpresa, o poeta foi convidado a sentar-se à mesa com quatro alunas, completando assim os cinco elementos necessários, e foram lidos por elas vários poemas nomeadamente aquele que originou o nome do evento.
No final, o poeta teve a oportunidade de responder a perguntas das pessoas presentes e confraternizar com todos.

Ciclo de Cinema Português - Cinemateca Nacional Lituana
16 - 22 Novembro / 2007
Em colaboração com a Associação Lituana de Realizadores de cinema, decorreu entre 16 a 22 de Novembro, numa sala da Associação, uma mostra de cinema português. Foram apresentados os seguintes filmes:
   - Recordações da Casa Amarela;
   - Alice;
   - O Herói;
   - Tudo Isto é Fado;
   - Tráfico.
Na abertura solene do evento, foi apresentado o concerto em DVD de António Chainho e Marta Dias.


Apresentação de Portugal e das Regiões Demarcadas do Vinho Português
6 de Dezembro de 2007
A convite da BBC - Baltic Business Corporation, foi feito pelo leitor de Português  Nuno Guimarães, uma apresentação do nosso país e respectivas regiões vinícolas.
No evento que decorreu num restaurante de Kaunas, estiveram presentes cerca de 150 convidados que seguiram atentamente a apresentação constituída por 40 slides com fotos de Portugal, agrupadas por região vinícola.

Inauguração da Sala de Exposições Permanentes - Embaixada de Portugal
7 de Dezembro de 2007
A 7 de Dezembro foi inaugurada na Embaixada de Portugal em Vilnius, uma sala polivalente que constitui um importante pólo de divulgação cultural. Esta sala, que apresentará exposições permanentemente, possui a polivalência necessária para a apresentação de cinema, bem como para outros eventos de características culturais.
A primeira exposição apresentada foi "O Tempo da Língua". A sala foi inaugurada pelo Sr. Primeiro-ministro da Lituânia, Gediminas Kirkilas, e recebeu todos os Embaixadores da União Europeia acreditados em Vilnius.