PROMOTOR CULTURAL 2008

48 EVENTOS:

Cinema na Embaixada
22-04-2008: A COSTA DOS MURMÚRIOS
Margarida Cardoso
25-09-2008: GANHAR A VIDA
João Canijo
31-10-2008: ODETE
João Pedro Rodrigues
13-11-2008: ESQUECE TUDO O QUE DISSE
António Ferreira


Concertos em Português
05-02-2008: MARIA ANA BOBONE e MÍSIA
Fado Hoje
05-06-2008: D'ZRT
Ao vivo no Coliseu
27-06-2008: FADO - VÁRIOS
07-10-2008: MADREDEUS
Madredeus Ballet
04-12-2008: ROBERTO CARLOS
Concerto Acústico


Exposição "A Arte do Azulejo em Portugal" - Kaunas
de 21 Jan a 15 Fev
A exposição "A Arte do Azulejo em Portugal", é uma exposição itinerante que pretende fazer a divulgação desta arte no estrangeiro, salientando a importância e o papel do azulejo em Portugal.
A exposição esteve em exibição na Biblioteca Distrital de Kaunas, entre 21 de Janeiro e 15 de Fevereiro.
Na cerimónia de abertura esteve presente o Sr. Embaixador António Tânger Corrêa, o director geral da Biblioteca e vários representantes do município de Kaunas. Antes dos discursos de abertura, duas alunas do Conservatório presentearam os presentes com algumas peças de música clássica.

Exposição na Embaixada - Pintura de Laura Kirileviciute
de 29 Jan a 29 Fev
Laura Kirileviciute é uma aluna lituana dos Cursos de Língua Portuguesa. Tendo como hobby a pintura, Laura teve a oportunidade de expor na Embaixada, os seus trabalhos executados segundo técnicas chinesas.

Edição do jornal "Olá Vilnius" (nº 1)  
Fevereiro
Produzidos 250 exemplares que foram distribuido pelos alunos de Língua Portuguesa, visitantes das exposições organizadas pela Embaixada e em algumas conferências onde estivemos presentes.

Exposição "A Arte do Azulejo em Portugal" - Klaipeda
de 22 de Fev a 17 Mar
A exposição "A Arte do Azulejo em Portugal", é uma exposição itinerante que pretende fazer a divulgação desta arte no estrangeiro, salientando a importância e o papel do azulejo em Portugal.
A exposição esteve em exibição na Biblioteca Distrital de Klaipeda I. Simonaitytes, entre 22 de Fevereiro e 17 de Fevereiro.
Na cerimónia de abertura esteve presente o Sr. Embaixador António Tânger Corrêa, o director geral da Biblioteca e vários representantes do município de Klaipeda. 

Ciclo de Cinema "África Lusófona"
23 e 24 de Fevereiro
No ciclo foram apresentados os filmes:
 - Kuxa Kanema;
 - O Herói;
 - Dois Mundos;
 - Outras Frases;
 - Nha Fala / A Minha Voz
Este ciclo foi apresentado e comentado por Nuno Sena

Exposição "Língua Portuguesa - Um Oceano de Culturas"
de 5 a 31 Março
A exposição "Língua Portuguesa - Um Oceano de Culturasl", é uma exposição itinerante que pretende fazer a divulgação da literatura escrita em Português. A presença desta exposição em Vilnius, foi aproveitada para a entrega de cerca de 75 livros à Biblioteca Nacional da Lituânia.
A exposição esteve em exibição durante o mês de Março de 2008.
Na cerimónia de abertura esteve presente o Sr. Embaixador António Tânger Corrêa, o director geral da Biblioteca, Aigirdas Plioplys e vários representantes do corpo diplomático de outros países.

Conferência ''THE DYNAMICS OF INTERCULTURAL DIALOGUE IN LITHUANIA AND EUROPE: EXPERIENCE, PRACTICE, AND PROSPECTS
13 de Março
The Initiatives of Intercultural Dialogue by the Embassy of Portugal in Lithuania | Nuno Guimarães, Representative for Culture Issues, Embassy of Portugal (Portugal).
(http://www.mezikulturnidialog.cz/res/data/000121.pdf)

Exposição "Red Line - Where are the Borders"
de 4 de Abril a 2 de Maio
O projecto "Red Line - Where are the Borders", apresentou uma exposição de arte comtemporânea e arquitectura, em Kaunas. Trata-se de um projecto transdisciplinar, desenvolvido em parceria entre a Cooperativa Ideias Emergentes (Porto) e a MenoPARKAS Galerija (Kaunas), que conjuga trabalhos nos campos de artes plásticas e espectáculos. Na cerimónia de abertura esteve presente o Sr. Embaixador António Tânger Corrêa, representantes do município de Kaunas e os organizadores do evento.

Exposição na Embaixada  -"Encontro com Portugal" - Fotos de Leila Sujeta
de 14 Mar a 15 Abr
Leila Sujeta é uma aluna lituana dos Cursos de Língua Portuguesa. Tendo como hobby a fotografia, Leila teve a oportunidade de expor na Embaixada, uma colecção de fotos tiradas em Portugal, à qual deu o nome "Encontro com Portugal".

Entrega de Certificados - 1º semestre 2007 / 2008 (Universidade de Vilnius)
8 de Abril
Com a presença do Sr. Embaixador António Tânger Corrêa, da Directora do Instituto de Línguas Estrangeiras da Universidade de Vilnius, Prof. Dra. Nijole Brazeniene e do docente Nuno Guimarães, realizou-se no dia 8 de Abril a cerimónia de entrega dos certificados relativos aos cursos de Língua e Cultura Portuguesas, realizados durante o 1º semestre de 2007 / 2008.

Exposição "Língua Portuguesa - Um Oceano de Culturas" - Kaunas
de 9 Abril a 7 Maio
A exposição "Língua Portuguesa - Um Oceano de Culturasl", é uma exposição itinerante que pretende fazer a divulgação da literatura escrita em Português. A presença desta exposição em Kaunas, foi aproveitada para a entrega de cerca de 75 livros à Biblioteca Distrital de Kaunas.
A exposição esteve em exibição entre 9 de Abril e 7 de Maio.
Na cerimónia de abertura esteve presente o leitor de Português da Universidade de Vilnius, Nuno Guimarães, o director geral da Biblioteca e vários representantes do município de Kaunas. Antes dos discursos de abertura, a aluna de Língua Portuguesa, Valerija Sinkeviciute leu poemas de José Luís Peixoto e Pedro Mexia, autores que visitaram a Lituânia em 2007.

Exposição na Embaixada - Desenhos de Vitalija Samuilova
de 14 Mar a 15 Abr
Vitalija Samuilova é uma aluna lituana que esteve em Portugal, atravé do programa Erasmus. Apaixonada pelo nosso país, Vitalija desenhou as nossas cidades, inspirada fundamentalmente pelos azulejos que revestem as fachadas da cidade do Porto. Vitalija teve a oportunidade de expor na Embaixada a sua colecção de, à qual chamou "Chá e Porto", tendo também presenteado todos os convidados com marionetes e baladas tocadas pela sua amiga Marija.

Apresentação de Portugal- Visita à Embaixada de professores de Kaunas
17 Abril
Um grupo de cerca de 25 professores de Kaunas visitou a Embaixada de Portugal no dia 17 de Abril, tendo sido efectuada uma apresentação do nosso país pelo leitor Nuno Guimarães.                    

Tratado de Roma - "Open Day of Embassy"
18 Abril
Para celebrar mais um aniversário do Tratado de Roma, promoveu-se em Vilnius o "Open Europe House" cujo objectivo foi permitir a visita às Embaixadas dos países da Comunidade Europeia, a todos os interessados.
Cerca de 30 pessoas visitaram a nossa Embaixada onde assistiram a uma apresentação do país feita pelo leitor Nuno Guimarães. Pretendeu-se com este evento, dar a conhecer aos visitantes a cultura e tradições de Portugal.           


Festival de Cinema "Kino dialogas"  - Panevezys
de 14 a 22 Ab
Este festival de cinema, sob os auspícios do Ano do Diálogo Intercultural, e organizado pelo "Garsas - kulturos centras", realizou-se na cidade de Panevezys e contou com a presença de vários países, nomeadamente Turquia, França, Alemanha, Suécia, Lituânia, Eslováquia, Bielorrússia, Letónia e Portugal.
Em português, foram apresentados os filmes:
 - O Heroi
 - Alice

Mostra de Curtas-Metragens Portuguesas - Siaulai
23 e 24 Maio
A convite do "Siauliu Ausros Muziejos", realizou-se em Siauliai uma mostra de Curtas - Metragens Portuguesas, cedidas pelo leitor de Português Nuno Guimarães.
O Sr. Embaixador António Tânger Corrêa esteve na cerimónia de abertura, bem como a direcção do museu e representantes do Município.

Jantar Português - Palanga
24 Maio
Convidada pelo Hotel Gabija, a Embaixada de Portugal organizou em Palanga um jantar Português, com a presença do "chefe" José Guimarães. O menu foi composto por:
entradas: rissol de marisco / bolinho de bacalhau e croquete de carne;
prato de peixe: bacalhau assado com batata recheada com broa e espetada de legumes;
prato de carne: carne de porco à alentejana;
sobremesa: farófias com canela e rabanada com vinho do porto.
Antes do jantar, o leitor Nuno Guimarães fez a apresentação das tradições culinárias e regiões vinículas de Portugal.
No átrio do hotel esteve em exibição durante 15 duas a exposição de Leila Sujeta, "Encontro com Portugal"

Dia de Portugal
10 Junho
Cerca de 150 pessoas compareceram à cerimónia comemorativa do dia de Portugal. Entre os presentes estiveram o presidente da Assembleia (Seimas), Ceslovas Jursenas, o ministro da defesa Juozas Olekas e a ministra da agricultura, Kazimiera Pronkiene, para além de muitos representantes do corpo diplomático.
Os hinos nacionais de Portugal e da Lituânia foram interpretados por um quarteto de cordas, onde se incluía o violinista português David Lopes. Depois do discurso do Sr. Embaixador António Tânger Corrêa, seguiu-se um cocktail, também nas instalações da Embaixada.

Exposição de selos Portugueses
de 10 Junho a 10 Julho
Aproveitando a cerimónia comemorativa do dia de Portugal, o dia 10 de Junho serviu também para a abertura da exposição de selos portugueses do coleccionador lituano Leonas Verzbolauskas. Os 30 painéis com várias colecções, retrataram várias fases da nossa História e mostraram algumas características da nossa cultura.

Conferência - Dr. Martim Lopes e Damião de Gois, dois Renascentistas Portugueses na Lituânia
27 Junho
A Profª Dra. Julieta Araújo deslocou-se a Vilnius para fazer uma conferência sobre a presença de Portugueses na Lituânia, no fim do século XV e o começo do século XVI. Esses ilustres Portugueses foram o Dr. Martim Lopes e Damião de Gois, importantes Renascentistas que viajaram pela Europa e chegaram a Vilnius, onde tiveram contactos com o Grande Ducado da Lituânia.
Nesta conferência estiveram presentes algumas individualidades nomeadamente o Núncio Apostólico, Arcebispo Peter Stephan Zurbriggen, a Embaixadora do Japão Miyoto Akashi e o chefe da representação da Comissão Europeia, Kestutis Sadauskas.

Entrega de Certificados - 2º semestre 2007 / 2008
27 Junho
Aproveitando a conferência da Profª Dra. Julieta Araújo, a 27 de Junho entregaram-se os cerificados relativos ao 2º semestre 2007/2008, dos cursos de Português realizados na Universidade de Vilnius e na Embaixada de Portugal.
Em representação da Universidade de Vilnius esteve presente a Vice -Directora do Instituto de Línguas Estrangeiras, Dra. Loreta Chodzkiene
Foram também entregues certificados de mérito aos alunos que mais colaboraram com a Embaixada, na divulgação da Cultura Portuguesa.
Para além da Dra. Loreta Chodzkiene e do Sr. Embaixador António Tânger Corrêa, a entrega dos certificados contou com a ajuda prestigiosa do Núncio Apostólico, Arcebispo Peter Stephan Zurbriggen, da Embaixadora do Japão Miyoto Akashi e do chefe da representação da Comissão Europeia, Kestutis Sadauskas.

Futebol - "Portugal" na Lituânia (Merkine)
29 Junho
A convite da associação de jovens de Merkine, a Embaixada de Portugal esteve presente num torneio de futebol com equipas de jovens que representavam os países presentes no Campeonato da Europa de Futebol, que ao mesmo tempo decorria na Austria e na Suiça.
Foram oferecidas camisolas aos jogadores e bandeirinhas de Portugal às crianças que assistiram ao torneio.


Baltica 2008 - International Folklore Festival
de 1 a 6 Julho
O Grupo Etnológico do Minho esteve presente no Baltica 2008, Festival Internacional de Folclore que decorreu em Vilnius.
O grupo teve a amabilidade de visitar a Embaixada, e brindar todos os transeuntes com uma pequena actuação de rua, à entrada da Representação Portuguesa em Vilnius.

Fado na Embaixada - Joana Amendoeira
17 Julho
A Embaixada de Portugal organizou a vinda da fadista Joana Amendoeira à Lituânia, para realizar 3 concertos. A 17 de Julho foi organizada uma conferência de imprensa, seguida de um mini-concerto para convidados. Nesse concero, de grande sucesso, estiveram presentes cerca de 120 pessoas onde se incluiram vários membros do corpo diplomático, e individualidades do meio cultural lituano.

Concerto de Joana Amendoeira - Kristupo Festivalis / Vilnius
18 Julho
Concerto de Joana Amendoeira com mais de 1000 pessoas, inserido no Kristupo Festivalis 2008

Concerto de Joana Amendoeira - Champagne Bar / Vilnius
19 Julho
Concerto de Joana Amendoeira mais intimista, com mais de 100 pessoas.

Concerto de Joana Amendoeira - XIII Pazaislio muzikos Festivalis
20 Julho
Concerto de Joana Amendoeira com mais de 1000 pessoas, inserido no XIII Pazaislio muzikos Festivalis

Exposição "Língua Portuguesa - Um Oceano de Culturas"
de 17 a 31 Agosto
A exposição "Língua Portuguesa - Um Oceano de Culturasl", é uma exposição itinerante que pretende fazer a divulgação da literatura escrita em Português.
Depois da biblioteca de Vilnius e da biblioteca de Kaunas, a exposição esteve em exibição na Embaixada de Portugal

Edição do jornal "Olá Vilnius" (nº 2)  
Novembro
Produzidos 250 exemplares que estão sendo distribuidos pelos alunos de Língua Portuguesa e participantes nos eventos organizados pela Embaixada.


Exposição "Língua Portuguesa - Um Oceano de Culturas" - Klaipeda
de 9 Nov a 6 Dez
A exposição "Língua Portuguesa - Um Oceano de Culturasl", é uma exposição itinerante que pretende fazer a divulgação da literatura escrita em Português. A presença desta exposição em Klaipeda, foi aproveitada para a entrega de cerca de 75 livros à Biblioteca Distrital daquela cidade.
A exposição esteve em exibição entre 9 de Novembro e 6 de Dezembro.
Na cerimónia de abertura esteve presente o leitor de Português da Universidade de Vilnius, Nuno Guimarães, o director geral da Biblioteca e vários representantes do município. Durante o "buffet", foram projectadas fotos do nosso país.

Apresentação de Portugal - Visita à Embaixada de habitantes de Prienai
8 Novembro
Um grupo de cerca de 25 pessoas de Prienai visitou a Embaixada de Portugal no dia 8 de Novembro, tendo sido efectuada uma apresentação do nosso país pelo leitor Nuno Guimarães.                                                              


Exposição na Embaixada "A Caminho da Luz do Sul" - Pintura de B. Jancius
de 20 Nov a 20 Dez
Benjamninas Jenčius nasceu em 1951 na cidade de Radviliškyje, na Lituânia. Em 1974 licenciou-se em Educação Artística na Universidade de Siauliai . Desde 1977 B. Jenčius tem participado em várias exposições nacionais, nas exposições trianais dos Países Bálticos, em várias exposições em outros países europeus e mesmo nos Estados Unidos. Tem organizado e participado em vários simpósios e conferências.Em 1997 torna-se membro da Associação Artística da Lituânia. B. Jenčius é também membro da AQUA-12. Realizou já cerca de 30 exposições individuais. Actualmente vive na cidade de Alytus onde ensina técnicas artísticas numa escola de artes.
Esta exposição na Embaixada de Portugal é uma consequência do interesse revelado pelo nosso país, particularmente pelos Açores. O artista seguirá tem previsto expor nos Açores em 2009.

Bazar de Natal
6 Dezembro
O Bazar de Natal em Vilnius, é uma organização da Associação Internacional de Mulheres de Vilnius e tem por objectivo angariar fundos para organismos de apoio a pessoas carenciadas. Este ano contou com a presença de um stand português, organizado pelo leitor de Português e com a participação dos alunos de Língua Portuguesa.

Concerto de Natal
9 Dezembro
O Concerto de Natal, pela primeira vez organizado organizado na Embaixada, constituíu uma experiência gratificante colocando no mesmo palco alunos portuguese e lituanos, interpretando em conjunto várias peças musicais, canções e mesmo dança. Relativamente à dança, com um grupo de dançarinos de tango, realizamos uma experiência inovadora que consistiu na utilização do fado como música de fundo para aquela expressão bailada. Um momento único, muito apreciado por todos os presentes, onde se incluíram os Senhores Embaixadores dos Estados Unidos, Noruega e Irlanda, bem como representantes diplomáticos de Espanha e Ucrânia.

Este foi também o primeiro evento presidido pelo novo Embaixador de Portugal na Lituânia, Dr. João da Silva Leitão